fbpx

Lista de comparação

5 dicas para você calcular o aluguel do seu imóvel

5 dicas para você calcular o aluguel do seu imóvel

Com o recente aquecimento do mercado imobiliário, a locação de imóveis voltou a ficar em alta. Mas para os locadores, a dúvida é a mesma: como devo calcular o valor do aluguel para a minha casa ou apartamento? 

São vários os fatores que determinam a resposta para esse questionamento. Para que você não corra o risco de deixar sua propriedade vazia por um longo tempo ou de perder dinheiro em uma negociação apressada, separamos algumas dicas preciosas para valorizar o seu imóvel e aumentar o patrimônio. 

#1 – Conheça o valor de mercado do seu imóvel 

Existe um senso comum que a quantia cobrada pelo aluguel varia entre 0,5% a 1% do valor total da propriedade. No entanto, isso não é uma regra que deve ser seguida antes de formalizar qualquer proposta. Use o preço como base e saiba qual é o valor médio cobrado por imóveis com o mesmo tamanho e que ficam próximos a sua residência. 

#2 – A localização é importante 

Um dos principais critérios considerados pelos interessados pela sua casa, apartamento, geminado ou terreno é o endereço onde ele se situa. Bairros mais centralizados ou com uma boa infraestrutura urbana são os mais desejados, logo os valores são mais altos. Ao mesmo tempo, localidades mais afastadas que possuem uma boa gama de serviços e comércios também são bem vistos pelos locatários. 

Pense em outros detalhes que podem impactar o futuro inquilino. A pavimentação e arborização das ruas, a conservação das calçadas, os horários do transporte público, a proximidade de espaços de lazer como parques e praças, e a segurança na região são detalhes que fazem a diferença e podem mudar a opinião de qualquer interessado. 

#3 – Espaços mobiliados enchem os olhos 

Imagem de uma sala de estar com alguns moveis, como estante, mesa,sofá e quadros na parede
Divulgação/Crédito: Pixabay

 

 

Praticidade e conforto são fundamentais para quem procura um novo lugar para morar. Por isso, espaços mobiliados ganham ponto no momento da escolha, pois agilizam o processo de mudança. 

Apresentar ao cliente um imóvel com eletrodomésticos e peças de mobília irá encantar o morador e vai justificar a cobrança de um valor mais alto pela locação da residência. Aparelhos essenciais como geladeira, ar condicionado e fogão agradam os inquilinos, assim como sofás, armários e camas. 

Ao possibilitar essas funcionalidades, você irá cativar os interessados e até mesmo despertar um futuro desejo de compra. 

#4 – Mantenha seu imóvel limpo e conservado

Beleza não é tudo, mas ela é sempre importante. A aparência e os detalhes estruturais de uma propriedade, seja um terreno, casa ou apartamento chamam a atenção dos locatários. Então, antes de definir um preço de tabela, faça uma vistoria para conferir se todos os aspectos do espaço estão em boas condições de uso.

Vazamentos, rachaduras, mofo e excesso de mato no quintal costumam afastar possíveis interessados e influenciam ofertas mais baixas pelo seu imóvel. Para garantir que seu aluguel lhe traga um bom retorno financeiro realize os reparos necessários e deixe o imóvel atrativo para uma visita. A chance de boas propostas vão aumentar bastante!

#5  – Consulte uma imobiliária 

Autonomia é bom, mas buscar ajuda de quem entende do segmento é ótimo para defender o seu preço. Os corretores imobiliários possuem o conhecimento necessário de mercado  para perceber detalhes importantes que talvez você não tenha reparado. Por consequência, a sugestão de valor é mais acertada e as oportunidades de um bom negócio são mais reais. 

Gostou dessas informações? Acompanhe nosso blog e redes sociais para conhecer mais dos serviços que podemos oferecer para você. Trabalhamos com lançamentos, projetos na planta, usados e locação de imóveis e salas comerciais. 

Dúvidas? Fale conosco! Será um prazer atender você!

img

Delari

Artigos relacionados

Quatro praias para você conhecer no norte de Santa Catarina

Dezembro chegou e os dias ensolarados já deixam no ar o gostinho do verão. E nessa época nada...

Continue lendo
por Delari

Descubra o Costa e Silva, um lugar para morar e se encantar em Joinville

Considerado pelos moradores como um dos melhores lugares para se viver em Joinville, o bairro Costa...

Continue lendo
por Delari

Smart Buildings: Conheça o futuro dos imóveis

Você já ouviu falar em Smart Buildings? Apesar de ser um termo relativamente recente, esse modelo...

Continue lendo
por Delari

Junte-se à discussão